• CERES

Brasil decide seu futuro nas urnas

O Brasil 5º maior país do planeta, com a 6ª maior população, líder regional e potencia do sul global vai hoje as urnas.

O povo deve escolher entre dar continuidade a gestão de Jair Bolsonaro ou a volta do ex-presidente Lula Ignácio da Silva.

A favor de Bolsonaro, está o conservadorismo das classes religiosas, o apoio dos militares e de grande parte das classes mais altas.

A favor de Lula, os resultados da gestão PT, o Brasil como 6ª maior economia do planeta, com mobilidade de classes, auxílios e programas sociais e indicadores positivos.

Dentro das relações internacionais, o Brasil se decanta entre o conservadorismo e isolacionismo de Bolsonaro com uma tentativa de alinhamento com os Estados Unidos de um Trump que já não está no poder e pouco fez pelo plano do Brasil de entrar na OCDE, e o por outro lado o protagonismo ganhado pelo Brasil de Lula na luta contra a pobreza, meio ambiente e diversificação de sócios e parceiros económicos e líder do sul global.

Dois mundos completamente diferentes porém que compõe o complexo mosaico da sociedade brasileira e que a Comunidade Internacional vigia de perto, após a manifestação do Congresso Europeu e do Senado dos EUA sobre a possibilidade de um golpe de Estado.

Segundo pesquisas de boca de urna, o candidato Lula ganha nas principais comunidades no exterior, sem embargo a apuração do voto nacional é a que deve confirmar uma vitoria do petista ou de Bolsonaro, ou um segundo turno.

14 visualizações0 comentário