top of page
  • Foto do escritorCERES

A entrada da Finlândia e Suécia na Nato comprometida

Atualizado: 26 de set. de 2023

*artigo em português de Moçambique.


A Finlândia e Suécia alegando mudanças no cenário da segurança europeu, após a invasão Russa à Ucrânia, iniciaram os processos de adesão a Nato, quebrando no caso da Suécia uma neutralidade com mais de 200 anos e no caso da Finlândia uma neutralidade que começou em 1945.


Importa referir que para um novo membro entrar na Nato, todos os Estados membros devem aprovar, mas a Turquia do Presidente Erdogan já disse que não dará a sua aprovação para a entrada desses países, o que significa que a adesão da Finlândia e Suécia pode ser barrada por causa do não da Turquia. Ma porquê o Erdogan está levantando oposição justamente agora, e o que ele quer para vender o seu sim?


O motivo central da zanga do Erdogan, tem a ver com o apoio que Finlândia e Suécia dão aos curdos do PKK, o outro motivo é de eles apoiarem simpatizantes de Fethula Gulen, acusado por Erdogan de ser o mentor do golpe de Estado falhado em 2016, portanto uma das moedas de troca exigida por Erdogan para dar o seu sim, seria o fim do apoio Sueco e Finlândesa aos movimentos curdos e a extradição para Turquia dos simpatizantes, apoiantes e financiadores de Fethula Gulen, mas além disso Erdogan ainda teria outras exigências para dar o seu sim.


Vale dizer que as relações entre Erdogan com a Nato estão desgastadas desde 2016. Primeiro Ergan acusa os EUA de terem apoiado Fethula Gulen no golpe de Estado falhado em 2016, e segundo Erdogan acusa Nato de não apoiar a Turquia na guerra que está travando com os curdos no Norte da Síria, há um dado muito interessante entre 2015 e 2020, os EUA e os curdos na Síria foram grandes aliados na luta contra os terroristas, uma aliança que irritou profundamente Erdogan, criando nele uma profunda mágoa com os EUA e também com a Nato, e ainda um terceiro ponto de conflito com a aliança tem a ver com as sanções contra a venda de armas e tecnologia para os turcos, e os EUA chegam ao ponto de expulsar a Turquia do programa do F35, após os turcos comprarem a defesa anti aérea Russa S400, portanto tudo parece indicar que para além dev pedir o fim de apoio sueco e Finlandesa aos curdos e aos apoiadores de Fethula Gulen, Erdogan pedirá também o fim das sanções e provavelmente o retorno da Turquia ao programa de desenvolvimento de aquisição do F35, além de pedir também um maior compromentemente da Nato na guerra que está travando contra os curdos no norte da Síria. Erdogan pode pedir a entrada da Turquia a União Europeia, um desejo muito antigo dos Turcos, mas que até agora não se realizou devido a uma longa lista de incompatibilidades, portanto o facto da Nato pedir aprovação unanime de todos os membros para a entrada da Finlândia e Suécia na Nato, está dando Erdogan um poder grande de barganha, um poder que concerteza usará para atender os interesses do seu país.


Jaime Antonio Saia

Licenciado em Relações internacionais e Diplomacia pela Universidade Joaquim Chissano (Maputo, Moçambique) . Analista de política internacional na TVM ( Televisão de Moçambique), Soico TV (STV), na Média Mais TV, Pesquisador do CERES (Centro de Estudos das Relações Internacionais) e palestrante em áreas sociais e políticas em Moçambique. Comm ampla experiência em Gestão de Empresas.

bottom of page